Vejo com tristeza empresas que procuram fixar suas marcas no mercado, que no discurso a estratégia comercial é tornar sua marca conhecida por todo o público. Na prática seus colaboradores ficam aquem dos objetivos e atitudes não são tomadas para enquadramento na filosofia cultural da empresa ou substituição dos mesmos.
A empresa não percebe que as dificuldades em fixar a marca são maiores principalmente quando suas vendas são realizadas por representante comercial e não há o comprometimento deste profissional com as metas da empresa por vários motivos e principalmente por não serem exclusivos. Um dos sinais são as devoluções constantes de pedidos. Nenhum comprador fica satisfeito em receber um representante comercial e ter que devolver o pedido no ato da entrega. Quando ele devolve é porque o pedido não foi atendido conforme negociado. Por traz desta devolução há uma séries de outros problemas, como ruptura na gôndula, perda de tempo, perda de negócio, perda de oportunidade de realizar negócios lucrativos para para o cliente e altos custos para a empresa e perda de credibilidade diante do cliente.
Quando esses problemas acontecem e a empresa não toma atitudes rápidas para corrigir, pelo contrário passa achar devolução de pedido normal , passa a tratar como normalidade do segmento. Que marca a empresa pretende tornar conhecida? Da qualidade de seus produtos e serviços ?
A empresa que tem uma área comercial atuando desta forma no campo e internamente sem nenhuma integração com a área de logística, pode acreditar em fixar a marca sem mudar esta forma de atuar?
A empresa não percebe que as dificuldades em fixar a marca são maiores principalmente quando suas vendas são realizadas por representante comercial e não há o comprometimento deste profissional com as metas da empresa por vários motivos e principalmente por não serem exclusivos. Um dos sinais são as devoluções constantes de pedidos. Nenhum comprador fica satisfeito em receber um representante comercial e ter que devolver o pedido no ato da entrega. Quando ele devolve é porque o pedido não foi atendido conforme negociado. Por traz desta devolução há uma séries de outros problemas, como ruptura na gôndula, perda de tempo, perda de negócio, perda de oportunidade de realizar negócios lucrativos para para o cliente e altos custos para a empresa e perda de credibilidade diante do cliente.
Quando esses problemas acontecem e a empresa não toma atitudes rápidas para corrigir, pelo contrário passa achar devolução de pedido normal , passa a tratar como normalidade do segmento. Que marca a empresa pretende tornar conhecida? Da qualidade de seus produtos e serviços ?
A empresa que tem uma área comercial atuando desta forma no campo e internamente sem nenhuma integração com a área de logística, pode acreditar em fixar a marca sem mudar esta forma de atuar?