REAVALIAR SUA GESTÃO DE VENDAS É FUNDAMENTAL

Em artigos anteriores escrevi sobre as dificuldades criadas pelos departamentos de Recebimento de Mercadorias dos Supermercados.

Hoje quero falar sobre o fornecedor que cria muitos problemas também para o cliente e para os demais fornecedores que estão nas filas para realizarem suas entregas.

Muitos fornecedores deste setor realizam suas vendas através de Representante Comercial que na sua maioria são excelente profissionais, mas existem uma boa parte que não sabem nem "tirar" pedido.

A empresa credita ao Representante Comercial as funções de atender bem ao cliente, representar bem a empresa, aumentar as vendas, transmitir informações corretas entre ambos de forma que a empresa conheça as necessidades do cliente e este o potencial de fornecimento da empresa.

O Representante Comercial sendo o responsável pela gestão da venda nos seus clientes cabe a este profissional no mínimo manter atualizado no cliente o cadastro da empresa e cadastro de mix de produtos. As informações do produto são essenciais: tamanho, tipo, quantidade na embalagem, preço, tributação, condições de entrega, prazo e forma de pagamento. Assim como informar a empresa qualquer que seja a alteração feita pelo cliente no negócio. A imprecisão de qualquer um destes itens é o suficiente para causar problema no recebimento do cliente, pois com um "não conforme" o cliente não consegue processar o recebimento da nota fiscal. Muitas vezes o cliente tem a necessidade do produto e tenta negociar no ato da entrega, ah! e o fornecedor também!, principalmente o fornecedor, enquanto isso o entregador permanece aguardando a resolução do problema atrasando tanto as demais entregas como outros entregadores de outras empresas que não têm nada com isso. O cliente deve manter uma postura de receber conforme negociado. Está em desacordo devolva e se tiver opção troque de fornecedor, mesmo querendo continuar com o fornecedor e pela segunda vez chegar a entrega "não conforme" devolva novamente.


Caro empresário veja se não é a má gestão da sua equipe de Representantes Comercial que está colaborando pelas suas vendas abaixo das espectativas, na mesmíssima, ou clientes migrando para fornecedor.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

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