COMPRAS E RECEBIMENTOS DE MERCADORIAS CENTRALIZADOS

Nos últimos anos as redes de supermercados adotaram sistemas de compras centralizadas, reduzindo suas equipes de compradores e consequentemente seus custos. Normalmente na matriz do estabelecimento ou um escritório de megócios, uma equipe de compras realizam as negociações para todas as lojas da rede. Quando centraliza a negociação e também o recebimento destas compras, a cadeia até funciona, mas como na sua maioria o recebimento de mercadorias não é centralizado,começam a surgir problemas que são repassados para os fornecedores.

A central de compras "manda" que o fornecedor entregue as mercadorias diretamente nas lojas da rede. Não trabalha com entrega agendada, as vezes não conhece nem a capacidade de recebimento diário de cada loja. Os fornecedores não sabem quem deve estar entregando na loja A ou B em determinada data. Começam a chegar veículos dos fornecedores com mercadorias que superam todos os limites de capacidade da loja.
O que faz o gerente da loja? Devolve o pedido e reprograma para outro dia que ele também acha que será possível receber. Com esta atitude o fornecedor passa a ter maiores custos com retrablho, com fretes, com avarias no transporte, etc.

As consequências são piores para os fornecedores cuja função de poder da administração é o Comercial. Mas sobre função administrativa comercial, falaremos em outra ocasião.

Lembrando que o consumidor não concorda em pagar os custos gerados pela incompetência de fornecedores e estabelecimentos de auto serviços.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

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