Hoje o recebimento no setor de supermercados está cada vez mais difícil devido à escassez de espaços de armazenagem e falta de uma gestão de compras adequada.
Uma rede de Supermercados localizada na capital paulista formada por 58 lojas, de padrão variando entre Compacto e Convencional. O tempo no recebimento das lojas é de até três horas entre a chegada do entregador e a efetivação da entrega, para cada 100 quilos de produto na linha de Candies.
Basta observar o fator tempo, sem necessidade de detalhar a operação, para perceber os altos custos nesta operação para o cliente, fornecedores e consumidores.
Uma alternativa para reduzir estes custos e melhorar a eficiência no suprimento das lojas é a implantação de uma operação Crossdocking.
Crossdocking em uma definição bem simples é a operação de suprimento onde um Centro de Distribuição recebe as mercadorias dos fornecedores de um lado do armazém, definido como área de recebimento ou “entrada”, separa e movimenta a mercadoria para o outro lado do armazém definido como área de expedição ou “saída” para expedir para as respectivas lojas.
Esta operação pode ser realizada por um Centro de Distribuição próprio do cliente ou por um Operador Logístico.
Utilizamos 10 fornecedores para explicar a operação. Hoje a Central de Compras emite pedido para os 10 fornecedores que devem entregar os pedidos para as 58 lojas, ou seja, cada loja recebe a presença de um veículo de cada fornecedor, tendo que movimentar na operação entre a rede e os 10 fornecedores 580 operações de descargas.
Na operação Crossdocking o Armazém estaria recebendo 10 fornecedores, separando as mercadorias e unitizando a carga por loja e expedindo um veículo para cada loja, reduzindo por tanto uma operação de 580 veículos para 10 veículos na “entrada” do armazém e 58 veículos na “saída” do armazém e mais 58 operações de recebimento nas lojas.
Esta operação deve ser integrada entre fornecedor, a Central de Distribuição e o Cliente. Proporcionará divisão de custos, eficiência da cadeia de reabastecimento das lojas, Todas as atividades da operação podem ser planejadas, podendo determinar horário para cada etapa.
Considero esta uma maneira dos fornecedores entregarem produtos para esta rede de forma competitiva, pois da forma que está mesmo aumentando os preços dos produtos não são capazes de absorverem os custos logísticos.
Uma rede de Supermercados localizada na capital paulista formada por 58 lojas, de padrão variando entre Compacto e Convencional. O tempo no recebimento das lojas é de até três horas entre a chegada do entregador e a efetivação da entrega, para cada 100 quilos de produto na linha de Candies.
Basta observar o fator tempo, sem necessidade de detalhar a operação, para perceber os altos custos nesta operação para o cliente, fornecedores e consumidores.
Uma alternativa para reduzir estes custos e melhorar a eficiência no suprimento das lojas é a implantação de uma operação Crossdocking.
Crossdocking em uma definição bem simples é a operação de suprimento onde um Centro de Distribuição recebe as mercadorias dos fornecedores de um lado do armazém, definido como área de recebimento ou “entrada”, separa e movimenta a mercadoria para o outro lado do armazém definido como área de expedição ou “saída” para expedir para as respectivas lojas.
Esta operação pode ser realizada por um Centro de Distribuição próprio do cliente ou por um Operador Logístico.
Utilizamos 10 fornecedores para explicar a operação. Hoje a Central de Compras emite pedido para os 10 fornecedores que devem entregar os pedidos para as 58 lojas, ou seja, cada loja recebe a presença de um veículo de cada fornecedor, tendo que movimentar na operação entre a rede e os 10 fornecedores 580 operações de descargas.
Na operação Crossdocking o Armazém estaria recebendo 10 fornecedores, separando as mercadorias e unitizando a carga por loja e expedindo um veículo para cada loja, reduzindo por tanto uma operação de 580 veículos para 10 veículos na “entrada” do armazém e 58 veículos na “saída” do armazém e mais 58 operações de recebimento nas lojas.
Esta operação deve ser integrada entre fornecedor, a Central de Distribuição e o Cliente. Proporcionará divisão de custos, eficiência da cadeia de reabastecimento das lojas, Todas as atividades da operação podem ser planejadas, podendo determinar horário para cada etapa.
Considero esta uma maneira dos fornecedores entregarem produtos para esta rede de forma competitiva, pois da forma que está mesmo aumentando os preços dos produtos não são capazes de absorverem os custos logísticos.