TERCEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE

O embarcador que pretende terceirizar o transporte de seus produtos deve elaborar um acordo de prestação de serviços simples mas com todas as etapas a serem cumpridas contendo responsabilidades de ambos de forma clara e objetiva.

A maneira mais adequada para se ter sucesso neste processo é aplicar os conceitos de Request for Information (RFI) e Request for Quotation (RFQ).

Se tratando de embarcador com distribuição em todo Brasil, deve dividir em regiões e baseado na análise individual de cada provedor de serviço , escolher um mínimo de três opções por regão estabelecida para implementação da distribuição terceirizada. Com isso o embarcador não fica tão dependente do provedor. Tendo maior capacidade no seu processo operacional inclusive nos momentos de pico, como final de mês por exemplo.

Conceitos e metas estabelecidas cabem as partes colocarem em prática com respeito mútuo, na base do "ganha-ganha". Assim, além de um serviço especializado em seu todo, a cadeia se torna eficiente beneficiando principalemnte o cliente.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem