VOCÊ FAZ O ACOMPANHAMENTO DO SEU CLIENTE

Os clientes reclamam constantemente do atendimento oferecido pelas empresas, e não pela máxima de que "o cliente tem sempre razão". É que o atendimento é ruim mesmo pois a empresas incumbem os seus representantes comerciais desta função e muitos nem se quer acompanham o cliente.

Os representantes comerciais na vontade de ganhar mais representam várias empresas e muitas vezes não dispoêm de tempo suficiente para prestar um bom atendimento e cometem deslizes de esquecer detalhes que comprometem o relacionamento cliente/empresa.

Quando o cliente não compra não escodem a frustração pelo negócio não realizado e quando o cliente compra, não acompanham o fluxo a ser seguido logísticamente até a entrega do pedido ao seu destino. Deixam totalmente a cargo do departamento de logística da empresa que muitas vezes não é eficiente ocasiona a trasos. Quando questionados pelo cliente sobre o atraso na entrega estão sem informações sobre o pedido, por incrivel que pareça, muitas vezes não têm nem o telefone do cliente.

Outro dia o cliente havia mudado de local, quando o entregador chegou no local para entregar a mercadoria, não estava, a logística procurou o representante para localizar o cliente, o representante simplemente informou que não poderia dar informações porque não tinha o telefone do cliente. O cliente realizou o pedido por telefone, ligando ele para o representante, este nem teve a preocupação de confirmar as informações do cliente e nem anotar o telefone do seu cliente. O pedido foi faturado embarcado e devolvido para a empresa por não ter localizado o cliente.


Você que está lendo, acha isso um absurdo, não é mesmo? Pois é digo-lhe que isso é muito comum quando se trata de empresas que trabalham com representantes comercias e imputam a esses profissionais a responsabilidade pelo acompanhamento, atualizações de informações, pesquisas de necessidades de demanda de produtos e serviços.


Nestes termos, o representante comercial deve zelar pelo seu cliente, procurá-lo sempre para que não haja uma insatisfação e uma migração para outro fornecedor. Manter sempre as informações atualizadas sobre o cliente e sobre o mix de produtos, apresentar sempre os lançamentos da sua empresa, se informar sempre sobre o que seu cliente pretende, sobre quais são suas espectativas de nogócios.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

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