FATORES DIFICULTADORES DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE CANDIES PARA SUPERMERCADOS
(Parte 7) VENDAS POR MEIO DE REPRESENTANTE COMERCIAL
As empresas deste setor adotam a pratica de vender seus produtos através de representante comercial. Profissional autônomo que recebe normalmente através de comissões sobre as vendas, com base em um contrato de prestação de serviço nem sempre com exclusividade o que significa dizer que pode prestar serviços para mais de uma empresa. O acúmulo de empresas representadas pelo mesmo profissional faz com que não tenha o comprometimento exclusivo a determinada empresa, não tendo todos os cuidados de representação da marca, na negociação.
Muitas vezes emitem pedidos sem o “de acordo” do comprador ocasionando problemas no ato da entrega, por divergência de quantidade, de preço e até mesmo de produto. Isso acaba gerando devoluções. As empresas deixam por conta do representante a gestão do cliente não exigindo cópia do pedido do cliente e não sabe se o pedido emitido pelo representante está de acordo com o pedido emitido pelo comprador. No ato da entrega surgem as divergências nem sempre contornadas no momento ocasionando devoluções e estresse no relacionamento entre as partes.
Muitos varejistas costumam deixar o reabastecimento por conta do fornecedor. O representante comercial nem sempre tem todas as informações necessárias para uma perfeita reposição acarretando estoques desnecessários de determinados itens e rupturas de outros. O varejista e o fornecedor perdem vendas com os itens em rupturas e com os itens com estoque em excesso que às vezes é necessário serem retirados das lojas por não serem vendidos antes de esgotar o prazo de validade.
(Parte 7) VENDAS POR MEIO DE REPRESENTANTE COMERCIAL
As empresas deste setor adotam a pratica de vender seus produtos através de representante comercial. Profissional autônomo que recebe normalmente através de comissões sobre as vendas, com base em um contrato de prestação de serviço nem sempre com exclusividade o que significa dizer que pode prestar serviços para mais de uma empresa. O acúmulo de empresas representadas pelo mesmo profissional faz com que não tenha o comprometimento exclusivo a determinada empresa, não tendo todos os cuidados de representação da marca, na negociação.
Muitas vezes emitem pedidos sem o “de acordo” do comprador ocasionando problemas no ato da entrega, por divergência de quantidade, de preço e até mesmo de produto. Isso acaba gerando devoluções. As empresas deixam por conta do representante a gestão do cliente não exigindo cópia do pedido do cliente e não sabe se o pedido emitido pelo representante está de acordo com o pedido emitido pelo comprador. No ato da entrega surgem as divergências nem sempre contornadas no momento ocasionando devoluções e estresse no relacionamento entre as partes.
Muitos varejistas costumam deixar o reabastecimento por conta do fornecedor. O representante comercial nem sempre tem todas as informações necessárias para uma perfeita reposição acarretando estoques desnecessários de determinados itens e rupturas de outros. O varejista e o fornecedor perdem vendas com os itens em rupturas e com os itens com estoque em excesso que às vezes é necessário serem retirados das lojas por não serem vendidos antes de esgotar o prazo de validade.