CENTRAIS DE COMPRAS

FATORES DIFICULTADORES DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE CANDIES PARA SUPERMERCADOS
(Sexta parte)

CENTRAIS DE COMPRAS

Hoje é comum para as cadeias nacionais ou regionais adotarem o sistema de centrais de compras. Consiste em um escritório central de negociações, onde são realizadas todas as operações de compras para todas as lojas da rede. Isso permite aos compradores melhores condições de preços. As entregas, porém, não são centralizadas, são realizadas por cada fornecedor em cada loja da rede.
A maioria destas redes também não tem um sistema planejado de recebimento de mercadorias. Poderia trabalhar em função da capacidade de recebimento diária de cada loja e planejar a entrega dos pedidos junto aos fornecedores. A falta de agendamento acarreta longas filas na frente de recebimento de mercadorias em determinados dias e horários. Surgem os problemas com recusas de mercadorias por incapacidade de absorver todos os pedidos que os fornecedores dispõem a entregar no referido dia.

Os supermercados independentes visando sobreviverem à concorrência acirrada do setor estão formando associações de compras para obterem preços competitivos. Acabam criando os mesmo problemas para os fornecedores. Às vezes são até mais complicados, pois além de falta espaços não possuem ferramentas tecnológicas exigidas para as operações, adequadas e pessoas treinadas para realizar as atividades.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

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