A globalização exige das empresas um desenvolvimento crescente e de melhoria contínua nos processos de aquisição de suprimentos, planejamento e controle de produção, gestão de estoques, gestão de transportes, gestão financeira e gestão de pessoas.
As empresas adquirem sistemas sofisticados para a gestão de negócios, e o ERP (Enterprise Resouve Planning) tem sido um dos componentes dos investimentos por partes das empresas para melhorar o desempnho no mercado. O ERP integra todos os processos envolvidos no negócio da empresa.
Apesar desta integração não significa que seja uma ferramenta única e exclusivamente capaz de tornar a empresa competitiva. Muitas empresas confudem a quisição deste sistema como sendo suficiente para sua permanência no mercado. Esquecem que além da integração do sistema há a necessidade de integrar pessoas e isso o ERP não faz.
Para o sucesso na implantação de um ERP é necessário mudar a forma de pensar da empresa, e isso se faz com a conscientização da direção da empresa em fazer acontecer através de uma comunicação clara e honesta para com seus colaboradores,fornecedores e clientes, envolvendo todos no processo, política da valorização de seus profissionais, gestão voltada para o ser humano, pois são os colaboradores que fazem este processo funcionar de forma integrada ou não.
É comum encontrarmos empresas com 10 anos trabalhando com ERP e continuam com os mesmos problemas de antes, ou seja atrasos de entregas, atendimentos parciais de pedidos, fluxos de pedidos inadequados, falhas internas e externas no processo. Quando se tenta investigar o que causou determinada falha, escuta-se de colaboradores “eu fiz a minha parte” e normalmente fez mesmo, mas não fez da forma correta e nem no tempo certo.