COOPERATIVA DE CONSUMO AMPLIARÁ SUA OPERAÇÃO CROSSDOCKING

Empresários do setor de varejo sempre de olho nas tendências de consumo é interessante que se preocupem com a infraestrutura de recebimento das lojas. Os custos logísticos são exorbitantes no setor, decorrentes da falta de condições adequadas em recebimento e armazenagem de mercadorias. É comum formarem-se diariamente enormes filas de veículos que tentam realizarem entregas nas lojas. Causam transtornos no trânsito nas imediações, aumentam os custos para os fornecedores com veículos parados, pois veículo de entrega estacionado custa dinheiro. Esses custos são repassados pelos fornecedores aos supermercados que ou reduzem suas margens ou repassam para os consumidores, e neste caso sofrem com o ambiente externo da concorrência.

No segmento, poucos se preocupam com a gestão de recebimento de mercadorias, e esses levam vantagens competitivas de custos com relação aos demais que estão pensando apenas nos lucros sem se preocuparem a que preços estão repassando seus produtos para os consumidores.

A exemplo do grupo Pão de Açúcar que tem uma preocupação com os custos logísticos, que tem uma boa gestão de recebimento de mercadorias, através de Operação Crossdoking, em seus Centros de Distribuição, a Coop-cooperativa de Consumo, tentando se adequar ao seu plano de expansão comercial, investirá em torno de r$ 11 milhões na ampliação do Centro de Distribuição localizado em Santo André, acrescendo sua área construída em 2.275 m ² e aumentando seu pé direito de 5 para 10 metros de altura. Com a conclusão dos trabalhos em 2010, a capacidade de armazenagem do CD passe de 9.000 para 30.000 posições de pallets.
A ampliação permite a Coop-coomperativa de consumo a ter capacidade logística para suportar o seu plano de expansão comercial por pelo menos uns 15 anos. Pode negociar preços com os fornecedores, uma vez que os fornecedores passarão a entregar as mercadorias no CD e esse distribuirá entre as lojas de forma planejada, o que não ocorre hoje com os fornecedores que entregam diretamente nas lojas. Reduzir o impacto no trânsito próximo das lojas, pois diminui o número de veículos com entrega. Ter o controle sobre custos com armazenagem e transportes.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

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