GESTÃO NO VAREJO É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

Em artigos anteriores tenho destacado as dificuldades criadas pelo setor de verejo para os fornecedores. Dificuldades estas que encarecem muito os custos principalemnte do transporte.

Vale destacar também que neste setor há quem invista em tecnologia e gestão. Conheço uma rede de supermercados , que tem uma gestão de pedidos quase perfeita. Emite o pedido sempre com o mesmo Lead Time. Recebe o pedido com agendamento e cumpre rigorosamente os prazos e horários estabelecidos, pode-se dizer que realmente há no recebimento e em toda a cadeia um programa de gestão. Pode-se questionar tratar-se de uma rede, com potencial e por isso tem estrutura para tal agilidade.

Não é isso, porque também conheço uma rede que está entre as maiores do mundo no segmento onde horarios são obrigações apenas do fornecedor. O agendamento de recebimento serve apenas para penalizar o fornecedor, que não comparecendo no horário agendado a carga é recusada e o fornecedor multado. No entanto o fornecedor cumpre o agendamento, onde o veículo aguarda em média até sete horas após o horário estabelecido.


Quem trabalha com uma boa gestão e respeita o fornecedor e consumidor tem maiores possibilidades de comprar e revender com melhores preços e menores custos. Aqueles que acham que estão em um segmento privilegiado diante do fabricante e do consumidor e que isso basta para ter sucesso é bom rever seus conceitos, pois o consumidor não está predisposto a pagar o preço alto gerado por uma acomodação na falta de investimentos ainda pela maioria do setor.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem