Navegando no site de uma loja tradicional de ecommerce encontrei o produto que estava procurando, preço normal de r$ 900,00, produto disponível e prazo de entrega de dois dias úteis.
Dia 28 de fevereiro de 2009 as 15:54h efetuei o pedido com pagamento via cartão de crédito. Às 18:41h recebi e-mail da loja confirmando a autorização do pagamento, o envio do pedido para o setor de Gestão de Estoques e a previsão de entrega para até dia 03 de março de 2009.
No momento de efetuar o pedido percebi que no formulário não havia possibilidade de informar restrições de horário para entrega, necessário para o entregador.
Entrega não realizada conforme a previsão. Dia 4 de março resolvi passar um e-mail para o atendimento da loja informando os horários de total ausência de pessoas em casa, olha que são apenas duas horas, enquanto minha esposa leva e traz as crianças de escola. Fiquei sabendo que o setor de Gestão de estoques liberou o pedido para a transportadora somente dia 04 de março as 5:49h. O setor de Gestão de Estoque usou o seu tempo e o tempo do transporte. Por que? Se neste setor a demanda das atividades são conhecidas e previsíveis?
O entregador chegou dia 05 de março 10 minutos depois da minha esposa ter saído de casa, comunicou à loja. Uma colaboradora da loja me ligou perguntei-a se haveria problema em entregar para minha vizinha, falou que não, ficou combinado, tudo bem. Tudo bem nada, o entregador nem procurou a vizinha e levou o pedido de volta. A transportadora no final do dia seguinte retornou e finalmente concretizou a entrega isso era dia 06 de março, 3 dias após a data prevista ou 150% de tempo útil em atraso.
Para a loja o pedido foi entregue com sucesso. Concordo que foi entregue, mas não satisfatoriamente, diante do atraso e considerando que estou à 19 km do Centro de Distribuição da loja e à 14 km da base da transportadora com acesso direto pela Rodovia Castelo Branco.
É uma empresa com suporte tecnológico satisfatório para o segmento onde há um fluxo de informação bem definido, porém, o fluxo operacional não funciona adequadamente e sabemos que é um problema de muitas empresas nos mais diversos segmentos. O que revela o quanto muitas empresas não cumprem os prazos de entrega, ora por que o departamento comercial define os prazos sem consultar seu departamento logístico, ora porque define até de forma integrada com logística mas esta não faz por onde cumprir o prazo que a própria antes definir como normalmente possível.
Sobrevivem pela qualidade dos produtos e pela incapacidade logística da concorrência, mas até quando?
Dia 28 de fevereiro de 2009 as 15:54h efetuei o pedido com pagamento via cartão de crédito. Às 18:41h recebi e-mail da loja confirmando a autorização do pagamento, o envio do pedido para o setor de Gestão de Estoques e a previsão de entrega para até dia 03 de março de 2009.
No momento de efetuar o pedido percebi que no formulário não havia possibilidade de informar restrições de horário para entrega, necessário para o entregador.
Entrega não realizada conforme a previsão. Dia 4 de março resolvi passar um e-mail para o atendimento da loja informando os horários de total ausência de pessoas em casa, olha que são apenas duas horas, enquanto minha esposa leva e traz as crianças de escola. Fiquei sabendo que o setor de Gestão de estoques liberou o pedido para a transportadora somente dia 04 de março as 5:49h. O setor de Gestão de Estoque usou o seu tempo e o tempo do transporte. Por que? Se neste setor a demanda das atividades são conhecidas e previsíveis?
O entregador chegou dia 05 de março 10 minutos depois da minha esposa ter saído de casa, comunicou à loja. Uma colaboradora da loja me ligou perguntei-a se haveria problema em entregar para minha vizinha, falou que não, ficou combinado, tudo bem. Tudo bem nada, o entregador nem procurou a vizinha e levou o pedido de volta. A transportadora no final do dia seguinte retornou e finalmente concretizou a entrega isso era dia 06 de março, 3 dias após a data prevista ou 150% de tempo útil em atraso.
Para a loja o pedido foi entregue com sucesso. Concordo que foi entregue, mas não satisfatoriamente, diante do atraso e considerando que estou à 19 km do Centro de Distribuição da loja e à 14 km da base da transportadora com acesso direto pela Rodovia Castelo Branco.
É uma empresa com suporte tecnológico satisfatório para o segmento onde há um fluxo de informação bem definido, porém, o fluxo operacional não funciona adequadamente e sabemos que é um problema de muitas empresas nos mais diversos segmentos. O que revela o quanto muitas empresas não cumprem os prazos de entrega, ora por que o departamento comercial define os prazos sem consultar seu departamento logístico, ora porque define até de forma integrada com logística mas esta não faz por onde cumprir o prazo que a própria antes definir como normalmente possível.
Sobrevivem pela qualidade dos produtos e pela incapacidade logística da concorrência, mas até quando?