O ERP NÃO RESOLVEU OS PROBLEMAS NA SUA EMPRESA?

O investimento em tecnologia é essencial para o sucesso das empresas no mercado de hoje, exigente com mudanças rápidas, onde informações precisas são a base para a tomada de decisões.

A implantação de ERP(Enterprise Resource Planning) tem sido um dos itens básicos de investimento pelas empresas nos últimos vinte anos. O ERP é um sistema que permite a empresa atuar de forma integrada, consolidando todas as atividades necessárias para o desenvolvimento dos negócios. Antes o administrador recebia informações isoladas de cada departamento para tomar decisões. Muitas vezes, informações incorretas e sempre lentas com relação à necessidade da decisão. O ERP integra todos os processos relacionados a Manufatura, Controladoria e Finanças, Gerenciamento de Materiais, Gerenciamento de Vendas e Distribuição, Gerenciamento de Recursos Humanos e Gerenciamento de apoio á Serviços.

Entretanto há empresa com o ERP implantado e implementado há um bom tempo e continua proporcionando problemas aos seus clientes , com atraso nas entregas, atendimento parciais dos pedidos , devoluções de pedidos faturados em desacordo com a compra do cliente, etc.

Acontece que o ERP possibilita a integração dos processos e facilita a integração dos colaboradores, aponta e facilita a eliminação dos gargalos, mas isso se resolve com decisões tomadas pelos Gestores, utilizando canais de comunicação adequados, treinamentos, envolvimento dos colaboradores nos processos . E quando esses problemas persistem é por quê as decisões não estão sendo tomadas de maneira corretas, ou seja, mesmo com intrumentos suficientes para tomar as decisções, elas estão sendo proteladas. Isso é um problema dos gestores, e acontece principalmente quando um gestor de logística acha que uma dificuldade com colaborador cabe exclusivamente ao departamento de recursos humanos da empresa resolver. Gestão com pessoas hoje é responsabilidade de todos os líderes na companhia. Não basta só entender de controle e planejamento de estoque para administrar um armazém, precisa essencialmente entender de "ser humano" e assim é para todas as áreas de atuação da empresa.

Caro empresário quando o cliente reclama, está dando-lhe uma oportunidade de resolver um problema interno, pode até ser um detalhe pequeno, mas que na repetição ou somatória pode quebrar sua empresa. Tome decisões.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem