SUPERMERCADOS:RECEBIMENTO DE MERCADORIAS COM NECESSIDADE DE TREINAMENTOS DOS SEUS COLABORADORES

O setor de Supermercados no Brasil investe muito em tecnologia. Mas é o suficiente?

A teconologia proporciona ao administrador inúmeras vantagens, entre elas podemos citar algumas como redução do lote de compras, redução das perdas, aumento de Sku's nas gôndulas, melhoria no nível de atendimento ao consumidor, medição do stock-outs, etc. Fica claro a preocupação com o ponto de venda e frente dos check outs.

Por outro lado parece não terem a mesma preocupação com o setor de recebimento de mercadorias que, dentro do estabelecimento é o início até o ponto de venda. Salvo raríssimas exceções, seus colaboradores não estão preparados para usarem seus aplicativos tecnológicos e menos ainda atender ao público. Público esse formado pelos entregadores que além de prestadores de serviço também são clientes de supermercados.

Formam-se filas enormes nas áreas de recebimento de mercadorias em função das deficiências técnicas e de gestão de pessoas dos colaboradores deste setor. Diante das dificuldades proporcionadas pelos motivos já citados também não são habilidosos no relacionamento com entregadores que estão ali como representante do fornecedor para efetivar uma etapa importante da venda.

Não é possível que o empresário de supermercado ache normal um entregador permanecer na sua loja por até cinco horas para realizar uma entrega que não necessita de tempo superior a quinze minutos para descarregar, conferir e estocar.

Senhor empresário supermercadista é hora de pensar neste departamento, pois estas longas filas têm custos que a princípio, parece ser um problema do fornecedoor, incide diretamento no custo do produto e mesmo repassando para o consumidor, vai chegar um momento em que o consumidor não estará disposto a pagar o seu preço.

Francisco Ramos Lopes

MBA em Logística e Supply Chain e graduação em Gestão de Logística Empresarial. Green Belt lean Six Sigma. Vasta experiência em logística inbound e outbound. Carreira feita em empresas Multinacional e nacional de grande porte nos segmentos produtos de Higiene e limpeza, alimentos e Transportes. ERP Infor e Protheus

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem